COMPENSAÇÃO
LIQUIDAÇÃO
RECONCILIAÇÃO

Solução de Compensação, Liquidação e Reconciliação de Transações de Cartões em ATM e POS

A compensação no sistema bancário é o processo de liquidação de transações entre bancos. A compensação bancária permite minimizar os valores que mudam de mãos em um determinado dia. Portanto, o processo de compensação garante que as entidades ou partes envolvidas em uma transação financeira sejam protegidas, recebam o valor devido e a transação ocorra sem problemas. A câmara de compensação atua como terceiro ou mediador da transação enquanto o processo de compensação registra os detalhes da transação e valida a disponibilidade de fundos.

Nas transacções com cartões VISA e Mastercard, a compensação é um processo pelo qual um banco emissor do cartão troca informações de transações com um banco processador e ocorre simultaneamente com a liquidação.

A solução apresentada pela ITGest tem em vista automatizar os processos de Liquidação e Compensação, interpretação e classificação das transações efectuadas em ATMs e POS, assim como aquelas efectuadas em outros canais, usado os cartões de débito / crédito da VISA e MasterCard, espelhando eficiente e correctamente o devido impacto contabilístico em contas suspensas de cada tipo de transação/produto e correto balanceamento da compensação.

Todo o processo de recolha, tratamento e apresentação de informação circunscreve-se no contexto de digitalização corporativa, estando integradas com as políticas e procedimentos em uso nas entidades bancárias no que tange à privacidade de dados, garantido sempre a segurança da informação e a identificação da origem, utilizando os elementos de segurança de dados recomendados internacionalmente.

Adicionalmente a solução permite uma flexibilidade na manutenção do sistema no que toca a alterações regulatórias bem como na produção de novas métricas e relatórios com total autonomia.

 
 

Uma solução automatizada para a reconciliação de transacções em ATMs e POSs permite aumentar a eficiência e o tempo de resposta envolvido em todo o processo.

Aqui estão alguns dos principais benefícios.

 
DADOS DE FONTE ÚNICA

Com o uso de um banco de dados centralizado, podemos armazenar o saldo de abertura e fechamento de cada dia de cada ATM e POS. Isso ajuda os colaboradores a acompanhar todos os dados de origem.

FORNECER RELATÓRIOS SEM ERROS

Como buscamos todos os dados de uma única fonte, fica mais fácil processar os dados. Depois de automatizar, a solução oferece a possibilidade de fornecer relatórios e indicadores, quase que imediatamente. Esses relatórios tendo em conta os períodos de processamentos bancários, ajudando os colaboradores a determinar as regularizações a serem feitas atempadamente.

RELATÓRIO DE RESUMO RÁPIDO

Pós-processamento de dados, pode ser resumido rapidamente e um relatório pode ser criado rapidamente.

DETALHES DO STATUS DE TRANSAÇÃO

Os recursos integrados da nossa solução ajudam a decodificar os arquivos complexos de transações bancárias, e fornecer um status para qualquer ID de transação.

 
 

 

A arquitetura da solução foi pensada para dar resposta ao desenvolvimento de uma plataforma de Data Collection e adicionadas as melhorias que consideramos fundamentais à luz da experiência acumulada pela ITGest nos últimos anos, neste tipo de projetos.

Propomos o desenvolvimento de uma solução baseada em diferentes camadas, recorrendo às mais recentes tecnologias e práticas de desenvolvimento, onde destacamos tecnologias modernas a utilizar tais como, NodeJs, VUE, JWT, Elastik, MuleSoft.

Com esta arquitetura e a utilização das tecnologias propostas, acreditamos contribuir para a racionalização dos investimentos. Ao nível de Base de Dados a solução está desenhada para a utilização de uma Framework ORM, cumprindo assim as melhores praticas de desenvolvimento e com isto permitir a utilização de qualquer base de dados RDBMS, seja Oracle, SQL Server, MySql, PostgreSQL, entre outras.